domingo, 25 de outubro de 2015

As Valentinas e a redação do ENEM

Há cerca de uma semana, uma grande discussão se iniciou. Tudo por cauda dos comentários absurdos que diversos "homens" (sim, entre aspas, pois homens de verdade não falam aquilo) fizeram sobre uma menina, participante de um programa de competição culinária infantil.

Depois destes comentários, teve início um movimento de mulheres nas redes sociais, relatando a primeira vez em que sofreram algum tipo de assédio, com a tag #primeiroassedio, vieram à tona centenas de histórias terríveis, revelando o quão profunda a questão do assédio sexual sofrido por meninas é. e o que vimos foram outros tanto machistas ironizando a questão, tratando como uma piada, afinal, para eles, tudo é uma piada. Uma mulher diz que não pois está de frescura, oras, como pode não querer ele, macho absolutamente irresistível???

Então, para fechar essa semana e mostrar para esse pseudomachos que sua era está finalmente acabando, temos o maior exame do ensino médio no país com questões falando de Simone de Beauvoir, e o tema da redação "A persistência da violência contra a mulher". Sim, machistinhas foram OBRIGADOS  pensar na violência contra a mulher, e a escrever sobre ela sem botar suas opiniões de bosta. fiquem bem quietos, afinal, para entrar na faculdade cara playboizinho, o ENEM ainda é uma das melhores formas, e para conseguir bolsa também.

Uma redação vai acabar com a desigualdade? Claro que não. Mas ela fez com que hoje, ao menos, 7 milhões de pessoas parassem para pensar, e muito, sobre o assunto. Mesmo que nunca quis saber dele. Eu imagino quantas mulheres não foram às lágrimas ao escrever essa redação, pensando em suas próprias histórias.

Por anos o machismo tem subjugado as mulheres, mas esta era está chegando ao fim. Cada vez mais temos conquistado direitos. Cada vez mais as mulheres tem consciência de que não são obrigadas a ficarem caladas. Se vocês estão reclamando agora, esperem as filhas dessas feministas chatas crescerem um pouco mais...


Nenhum comentário:

Postar um comentário